Um erro das gestantes é fazer visitas periódicas apenas a médicos e nutricionistas. O acompanhamento com o dentista também é fundamental para a saúde da futura mamãe e, claro, do bebê.

A grávida deve intensificar os cuidados com a cavidade bucal porque durante a gravidez pode haver muitas alterações na rotina alimentar. O ideal mesmo é que a mulher antes de engravidar, se possível, passe por um exame físico detalhado, inclusive uma avaliação clínica dos dentes e boca. Assim, em caso de necessidade, o dentista realizaria todo o tratamento dentário antes da gestação.

A gengivite, por exemplo, deve ser tratada com atenção. Gestantes com quadro de doença periodontal (infecção na gengiva) têm risco 3,47 vezes maior de um parto prematuro e outras ocorrências perinatais. Alem disso já esta provado que a gengivite também pode aumentar o risco de problemas cardíacos.

O tratamento odontológico feito em conjunto com o acompanhamento nutricional garante uma dieta equilibrada e promove a saúde dental e geral da mãe e do pequeno.Os dentes de um bebê começam a se desenvolver a partir da 6ª semana da gravidez e os dentes permanentes entre o 4º e 6º mês da gravidez, por isso, deve-se assegurar que a gestante receba suficientemente cálcio, vitaminas D, C e A, fósforo e proteínas. .

A chamada Odontologia para Bebês, em que os cuidados começam ainda nos primeiros meses de vida, é uma tendência que está sendo bastante difundida nos dias atuais. Apesar de a atenção a esta faixa etária (0-36 meses de idade) estar em evidência, percebe-se ainda uma grande prevalência de doenças bucais, em especial, a cárie dentária, que ocorre de forma agressiva e progressiva nos bebês. A filosofia da Odontologia para Bebês se refere a uma abordagem educativa, preventiva e curativa.

Segundo Magalhães et al. (2009) há cinco estratégias preventivas para promoção de saúde bucal em bebês.

_1ª Estratégia: Orientação da gestante.
_2ª Estratégia: Minimizar a transmissão de bactérias cariogênicas aos bebês.
_ 3ª Estratégia: Orientação racional da dieta.
_ 4ª Estratégia: Controle mecânico do biofilme dentário.
_ 5ª Estratégia: Indicação do flúor

Facebook Spa Odontoville © Copyright Spa Odontoville (CRO-MG/CLM 3514) __ __________ ____________________ Alvo Computadores_

Responsável técnica: Melyssa Fonseca de Vilhena Félix (CRO – MG 28609)